Partilhar

Fundação PHC quer preparar Portugal para o futuro tecnológico

Nasceu a Fundação PHC, uma organização sem fins lucrativos, focada em construir a sociedade do futuro. Lançada pelos fundadores da PHC Software, tem dedica-se a projetos que melhoram a qualidade de vida dos cidadãos a nível de literacia digital, combate à pobreza e sustentabilidade.

Enquanto Fundação corporativa, resulta do esforço e estratégia de cidadania empresarial da PHC Software, que pretende dar um contributo relevante de uma sociedade onde a literacia digital terá um papel decisivo no futuro do país, quer a nível de desenvolvimento humano e económico, como na redução de clivagens sociais e da preservação e boa gestão de recursos.

É nossa responsabilidade começar a construir uma sociedade preparada para os desafios do futuro. Acreditamos que a preparação para a sociedade digital, com pessoas autónomas na utilização de tecnologia, é uma prioridade para a que todas as gerações tenham acesso a informação, serviços e benefícios que o software proporciona a todos” – destaca Rute Ablum, Presidente do Conselho Executivo da Fundação PHC.

A Fundação PHC tem, desde já, como objetivos para 2022 promover a literacia digital em Portugal (formando pessoas neste âmbito), por forma a desenvolver o conhecimento para a sociedade digital no país (atribuindo bolsas de estudo), tal como a preservação da dignidade humana, em particular no combate às clivagens sociais e à fome (doando refeições a pessoas em risco social de pobreza), e a sustentabilidade na gestão de recursos ambientais, económicos e humanos.

Nestes estarão inseridas várias iniciativas fulcrais como o desenvolvimento de um estudo acerca do estado da literacia digital em Portugal (cujos resultados preliminares serão apresentados no evento de lançamento da Fundação), projetos de formação como o Junior e Senior Code bem como o desenvolvimento de software para ONGs (capacitando a gestão de organizações não lucrativas, com software que permite melhor gerir os recursos e obter melhores resultados).

“Só com uma intervenção social focada conseguiremos dar os passos certos para construir a sociedade de queremos. Sabemos que a tecnologia é uma necessidade em Portugal, e segundo o estudo que apresentámos no lançamento da fundação, mais de metade dos portugueses gostariam de saber a programar e mais de oito em cada dez pretende ver o ensino de programação nas escolas secundárias. Temos de olhar para as clivagens sociais que resultam da falta de conhecimento e autonomia digital, e é também por isso que a Fundação PHC assume o compromisso para programar a sociedade do futuro, com projetos, parcerias e uma ação social aberta a todos os que dela queiram fazer parte” – completa a presidente da Fundação PHC.

Siga a Fundação PHC no Instagram e no LinkedIn.

Posts relacionados

  • O lançamento da Fundação PHC foi uma cerimónia marcante. Contou com presenças ilustres [...]

  • Nasceu a Fundação PHC, uma organização sem fins lucrativos, focada em construir a [...]

  • Mais de oito em cada dez portugueses quer a programação informática nos conteúdos do [...]