Projeto de igualdade digital

É preciso preparar a sociedade para os desafios do futuro. Um futuro mais digital, onde a tecnologia tem um papel central no dia-a-dia e no bem-estar de todos.

O Programar do Zero é um projeto de literacia digital e iniciação à programação, pensado para jovens e idosos, que pode levar até à sua escola, empresa, município ou associação.

82% dos portugueses considera que a tecnologia melhora a sua qualidade de vida

Compreendemos o impacto positivo da tecnologia na vida dos portugueses. Mas também reconhecemos as lacunas existentes:

• Apenas 28% da população portuguesa diz ter algum conhecimento de programação informática

• Apenas 44% das populações mais seniores se consideram autónomas na utilização da tecnologia

Dados Fundação PHC, 2022

Preparar a sociedade do futuro

Num panorama de constante mudança, onde a tecnologia tem um papel fundamental em todos os aspetos das nossas vidas, importa capacitar a população para os desafios digitais e tecnológicos de futuro.

Capacitar gerações

É para isso essencial desenvolver competências digitais e, no caso dos mais jovens, os fundamentos da programação.

O Programar do Zero é um projeto inovador, que visa a promoção da literacia digital junto de pessoas de todas as idades.

As sessões serão totalmente gratuitas para os participantes e abertas a todos os participantes que queiram desenvolver estas competências.

Como funciona o projeto

Ao longo de cada ano, realizamos várias sessões, direcionadas ao vários targets.

No caso das sessões direcionadas a jovens, estes terão a possibilidade de aprender as bases de código, através da programação de um jogo.

No caso das sessões direcionadas a idosos, o foco será ajudá-los a aprender a dominar ferramentas digitais, que os possam ajudar no decorrer do seu dia-a-dia.

Para participar, basta acompanhar as redes sociais da Fundação PHC e o site, e inscrever-se na próxima sessão.

Edições do Programar do Zero

Programar do Zero - Summer Camp

Este verão, três dezenas de jovens entre os 12 e os 15 anos puderam desenvolver competências digitais de programação, cibersegurança, literacia financeira e cidadania, de forma gratuita.

Foram cinco dias de atividades ligadas à programação, na sede da multinacional PHC Software, no Tagus Park.

Uma semana em que os jovens puderam aprender a programar o seu próprio jogo, enquanto, juntos, programaram um mundo melhor.

Saiba tudo sobre esta semana aqui.