O lançamento da Fundação PHC deu o arranque para a sociedade do futuro

O lançamento da Fundação PHC foi uma cerimónia marcante. Contou com presenças ilustres e uma mensagem especial para a visão da sociedade do futuro.

O relógio marcava as 10h do dia 19 de abril. Em Oeiras, no palácio Marquês de Pombal, os 160 convidados começavam a chegar e a expectativa era imensa para o lançamento da Fundação. Entre a recepção especial na ilustre Adega e o cenário verde do jardim, as conversas sobre os projectos e áreas de intervenção marcavam a agenda. A literacia digital, o combate à pobreza e a sustentabilidade eram incontornáveis.

Numa cerimónia que conduzida pela apresentadora de rádio Ana Galvão, que arrancou com a música clássica de quarteto de cordas e a inesperada atuação do rapper Mundo Segundo, os discursos de Margarida Couto (presidente do GRACE), Madalena Teixeira Duarte (presidente da Associação Ajuda de Mãe), Raquel Branco (Assistente social na Associação Família Solidária de Oeiras) e Pedro Patacho (vereador da Câmara Municipal de Oeiras), preparavam o momento pelo qual todos esperavam.

“Hoje fazemos uma declaração de propósito.” – arrancou assim a intervenção da presidente Rute Ablum, logo após os agradecimentos iniciais. Com um discurso emocionado, apresentou as linhas de intervenção da Fundação PHC, enquadrou o compromisso institucional que os fundadores da PHC Software assumem com esta organização, e apresentou alguns dos projeto que já estão em curso no âmbito da intervenção social para construir a sociedade do futuro.

“Só com uma intervenção social focada conseguiremos dar os passos certos para construir a sociedade de queremos. Sabemos que a tecnologia é uma necessidade em Portugal, e segundo o estudo que apresentámos no lançamento da fundação, mais de metade dos portugueses gostariam de saber a programar e mais de oito em cada dez pretende ver o ensino de programação nas escolas secundárias. Temos de olhar para as clivagens sociais que resultam da falta de conhecimento e autonomia digital, e é também por isso que a Fundação PHC assume o compromisso para programar a sociedade do futuro, com projetos, parcerias e uma ação social aberta a todos os que dela queiram fazer parte” – continuou.

A intervenção contou ainda com a apresentação de um estudo sobre literacia digital em Portugal, onde se ficaram a conhecer as principais preocupações dos portugueses e necessidades nacionais nesta área. Conhecimento que irá também ajudar a guiar a atuação da Fundação PHC.

Um evento que fica para a história e que foi apenas possível graças à colaboração e parceria com várias entidades, às quais a Fundação PHC reforça o seu agradecimento: Ana Galvão AnetoursAgência BrainCâmara Municipal de OeirasCatering HouseCosmosCrossviewOnStrategyNuno Fernandes Photo e Visual Makeup.

Rute Ablum assume a presidência da Fundação PHC